Páginas

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Campanha de vacinação



 Campanha de vacinação contra a poliomielite

Começa neste sábado a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas.
A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do Estado, das 8 às 17 horas, e em unidades volantes (mercados, praças, shoppings) estruturadas pelos municípios. Este ano, por decisão do Ministério da Saúde, pela primeira vez as duas doses da gotinha serão ofertadas em apenas uma etapa. A campanha se estende até o dia 6 de julho.


A DOENÇA - A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, cujo contágio se dá principalmente pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.

O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de 7 a 12 dias, podendo variar entre 2 e 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.

O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição, pode até matar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário